Racismo, Saúde Mental, Linguagem neutra, Estereótipos de gênero - Vídeos da semana!

by - sexta-feira, junho 26, 2020

Olá, pessoas queridas! Completamos 3 meses de quarentena, o mundo está uma bola de neve e, claro, não faltam assuntos para nós refletirmos e debatermos atualmente. Os 5 vídeos de hoje focam em assuntos que foram muito discutidos por esses dias, principalmente na internet. São vídeos curtos, para ficar mais fácil e menos preguiçoso para ver, mas que, ao mesmo tempo, eles trazem mensagens importantes sobre debates atuais. Em breve trarei mais vídeos sobre outros assuntos, estou aberta para sugestões, então deixem o comentário de vocês. 


OBS:  Se você não está no clima, sem cabeça para esses assuntos, lembre-se de, acima de tudo, cuidar de você. Todos estamos em um momento crítico, consumir coisas sérias pode ficara para depois.

1. Jonas Maria


Essas semanas assuntos sobre o movimento trans, transfobia e etc tem sido muito debatidos na internet, ainda mais depois das declarações transfobicas da J.K., autora de Harry Potter. Sobre essas pautas não faltam coisas para aprender e, infelizmente, combater. Esse vídeo do Jonas ajuda muito a combater e trazer a reflexão sobre a visão estereotipada de que as pessoas trans reforçam um estereotipo de gênero na sociedade. De forma bem didática o Jonas vai explicar esses termos, falar o motivo de não ser verdade e etc. Eu adoro os vídeos dele justamente pela forma que ele fala, explica, conduz e apresenta muito conhecimento sobre o que ele quer abordar. Super indico que acompanhem o canal dele e outros veículos:

📷 Instagram: @jonasmariaa

🎧 Podcast sobre gênero e transexualidade: @degenerados.podcast

Site: www.jonasmaria.com

📰 Blog: jonasdoravante.tumblr.com


2. Natály Neri


Caso eu não tenha publicado esse post atrasado, estamos no mês do orgulho LGBTQIAP+, logo, assim como nos outros meses, é sempre bom refletir e conversar sobre assuntos que rodeiam a comunidade. Nesse vídeo a Natály fala sobre as outras identidades e sexualidades que existem depois do LGBT. Ela explica também por que a sigla tem se estendido tanto, quais necessidades e pautas elas nos trazem e outras informações importantes para nós que constituímos a comunidade e para a sociedade que quer aprender.

3. Gabi Oliveira


Ah, a saúde da jovem negra, como será que está? É sobre isso que a Gabi fala nesse vídeo, explicando como a frase ‘’ você precisa ser 2x melhor’’ é recebida pelas pessoas negras e as consequências disso na nossa vida, No vídeo, ela fala de situações que envolvem essa pressão, preocupação e ansiedade para não errar ou ser sempre incrível e como isso vai afetar a saúde de pessoas negras. Um vídeo muito importante! 


4. Tiago Peniche

 

É aquele ditado, pouco a pouco toda mudança faz diferença. O Tiago é o meu mais novo queridinho do youtube e esse vídeo dele, além de ser cheio de humor, é muito informativo sobre adaptar a nossa linguagem para uma neutralidade abrangente e não excludente. Não só para não focar somente no masculino ou somente no feminino, mas também para direcionar falas para as pessoas não-bináries.  


5. Yuri Marçal


Quem disse que para aprender algo a gente não pode se divertir? Yuri Marçal tem diversos vídeos assim no instagram, no twitter e no youtube; vale muito a pena conferir e acompanhar o conteúdo dele. É essencial falar sobre a história da nossa sociedade, sobre racismo e outras pautas importantes em todos os meios possíveis e ele faz isso no humor de forma espetacular.


Espero que vocês tenham curtido! Eu gosto muito de fazer esse tipo de indicação porque, atualmente, eu estou me dando melhor com vídeos que com leituras. Então, é uma forma boa de consumir conhecimento nesses tempos conturbados, pois nem sempre bate aquela disposição para ler um texto sobre um assunto especifico. É isso, beijão e até a próxima!

Redes Sociais


Gmail: alanamarafarias1@gmail.com

You May Also Like

0 Comentários

Olá! Fico muito agradecida de você ter chegado até aqui e espero que possa deixar um comentário legal; ficarei feliz em responde-lo. Bem-vindo e volte sempre, beijão!