Realidade, Arte, Racismo e Saúde - Vídeos da semana para você!

by - quarta-feira, abril 22, 2020

O distanciamento social não está sendo fácil para ninguém, estamos em tempos difíceis. Então, vamos aproveitar o nosso tempo em casa para aprender coisas novas, nos entreter e, acima de tudo, cuidar de nós mesmos. Pensando um pouco nisso e adicionando um pouco do que eu estou fazendo em casa durante esses dias, separei uns vídeos que eu assisti essa semana para recomendar que você assista também.

Esses vídeos, além de curtos, eles tem um objetivo de expandir conhecimento e promover debates; alguns foram professores meus que recomendaram, outros foram de canais que eu já assistia e um, em especial, é bem atual em relação ao Brasil, interessante e ainda tem um ar de humor que estamos precisando muito atualmente. Bom, não tem muito o que falar, iremos conversar no decorrer do post; e vamos de youtube, né?

1. Tempero Drag 
Esse canal foi recomendado por um professor meu e, como eu adorei o canal, segui assistindo outros vídeos do mesmo. Esse vídeo em especial me chamou atenção por que ele fala sobre a realidade e as suas diversas faces; isso me lembrou do texto ‘‘O que é realidade?’’ que eu recomendei para vocês na última publicação (link).

Ou seja, tudo o que foi levantado no vídeo me lembrou do texto, das aulas, dos debates produzidos e da importância de se entender o fato de que a ‘‘realidade’’ é diferente para cada um de nós, mesmo que minimamente, e como isso muda a nossa vida, as consequências no passado e atualmente, a nossa forma de ver tudo. Literalmente tudo.

2. Jonathan Harris

Esse segundo vídeo e o terceiro fazem parte do cronograma de uma das minhas aulas; o contexto dele é questionar o que é arte e abrir debate para o preconceito em abranger as artes que são feitas digitalmente ou que envolvem tecnologias e etc. Iriamos ter essa aula, mas a quarentena aconteceu, então nada foi debatido. Contudo, eu assisti os vídeos em casa e me fez pensar sobre esse assunto; é quase a mesma coisa que outras artes sofriam há muito tempo atrás por serem diferentes ou algo do tipo e, hoje, elas estão em um destaque tremendo Para mim soa como um certo ciclo hipócrita do meio artístico: ‘‘Primeiro a gente rejeita e depois nós abraçamos pois AGORA (na minha vontade) eu acho incrível e posso ganhar dinheiro com isso’’.

Em minha sincera opinião, ainda temos muito o que aprender sobre arte. Não podemos encaixar a arte em um caixinha linda e previsível sabendo que estamos sempre caminhando para frente e mudando nosso hábitos e maneiras de executa-la. A mudança é inevitável.

3. Sougwen Chung


4. Nátaly Neri

A Nátaly Neri se tornou o meu amor nessa quarentena; comecei a assistir o canal dela e já me tornei uma fã. Nesse caminho acabei me batendo com esse vídeo dela no TEDX e, sendo mulher negra, eu entendo muito bem o que ela quer dizer. Diferente dela, a mulata chegou em mim e é como ela disse, deveria ser bom, mas não é; você encontra abismos nas duas situações.


A apresentação dela foi ótima, me fez lembrar do meu crescimento corporal e mental, tudo o que influenciou, mas principalmente me lembrou do texto ‘‘Racismo e Sexismo na cultura brasileira’’ que foi um marco no meu semestre passado (2019.2) e eu recomento para o Universo se for possível (falei sobre ele nesse post aqui).

5. Greg News


Chegamos ao último vídeo! Não sei se vocês conhecem, mas o Greg News é um programa muito massa apresentado pelo Gregório Duvivier e ele passa tanto no canal da HBO na tv como no canal do youtube. O programa além de falar das notícias semanais do Brasil e do Mundo, ele aborda humor para distrair as pessoas. Dessa forma ele, além de levar diversão (na medida do possível), oferece muita informação também.
Esse vídeo em especial fala sobre os profissionais de saúde e sobre as condições que eles estão enfrentando hoje na situação que estamos; vale a pena assistir.

Por hoje é só, pessoas. Espero que tenham gostado, quero muito continuar fazendo postagens assim; tenho muitos vídeos e documentários para ver essa quarentena, então vai ser legal recomendar aqui para vocês. Beijão, cuidem-se e até depois!


Redes Sociais

You May Also Like

0 Comentários

Olá! Fico muito agradecida de você ter chegado até aqui e espero que possa deixar um comentário legal; ficarei feliz em responde-lo. Bem-vindo e volte sempre, beijão!