Textos da faculdade que eu indico para vocês

by - quinta-feira, abril 02, 2020


Olá, personas! Se você já deu uma olhada na página ‘Sobre mim’, você provavelmente sabe que eu faço o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na UFBA; inclusive eu já publiquei textos meus aqui (dá uma olhada na tag ‘UFBA’). Então, pensando em compartilhar um pouco das coisas que eu estudei/estudo desde que entrei na faculdade, resolvi indicar alguns textos para vocês. Esses textos eu considero que, além de bons (poucos são os ruins haha), são textos que eu gostei bastante e que não são muito extensos (Xô, preguiça!). Espero que gostem!

1.‘‘Cai na real’’ de João Francisco Duarte Jr.
DESCANSO PARA LOUCURA: Resumo 5 - O que é Realidade, de João ...O primeiro texto que eu escolhi, que também foi um dos primeiros textos que eu li no comecinho da faculdade, é o capítulo inicial do livro ‘O que é realidade?’ do João Francisco Duarte Jr. Esse texto foi passado na minha turma de Estudos das Humanidades que, apesar de ter sido meio difícil (primeiro semestre feelings), foi um dos meus componentes preferidos até hoje. A matéria é ótima, dá para explorar vários pontos legais e o professor também é incrível.

O título do capitulo é ‘Cai na real’ e ele fala sobre um leque de coisas que tem relação com o significado de realidade; é muito abrangente e isso só torna melhor as explicações. O autor faz de tudo e dá exemplos diversos para mostrar ao leitor os significados de realidade, as suas variedades, as implicações que esses significados tem e tiveram nas nossas vidas. É uma leitura intensa e muito satisfatória, acho que esse texto inicial foi o que abriu a minha mente para todo o conhecimento que essa matéria me ensinaria.

Link para baixar o PDF (aqui)


2. Coleção 'Os pensadores' Freud
Os pensadores, coleção completa – 55 livros para download ...Para quem não sabe, após o BI, eu pretendo migrar para o curso de Psicologia. Então, querendo conhecer mais sobre o curso e começar a estudar sobre, eu entrei em um componente chamado ‘Psicologia: Ciência e Profissão’ onde nós estudamos e debatemos muito sobre as filosofias que fazem parte da história da profissão e, consequentemente, as vertentes que elas deram origem. Eu li muita coisa legal, aprendi muito sobre filosofia e adorei de verdade todos os conteúdos abordados.

Essa parte da coleção ‘Os pensadores’ foi o texto indicado para estudarmos sobre Freud, o queridinho do mundo. O texto, além de muito explicativo, ele é fácil de entender, tem um tamanho bom e consegue abranger muita coisa. É um prato completo! Fala um pouco da vida do Freud, seus estudos, suas descobertas, suas criações, conceitos; com o foco na psicanalise, se eu não me engano. Fica ai essa dica para os que querem saber um pouco mais sobre ele de forma rápida.
Não consegui achar o link para download, então, se você quiser o PDF, me manda um e-mail que eu te envio.


Reivindicando o Autocuidado de Audre Lorde — não do neoliberalismo3. ‘A Transformação do silêncio em linguagem e ação’ de Audre Lorde
Esse discurso foi o primeiro texto do meu segundo semestre que o professor da matéria, que hoje é sem dúvida a minha favorita, passou para nós lermos. Nesse componente eu li vários textos incríveis, escrevi para caramba com muito gosto e, apesar de ocupar muito o meu tempo e energia, foi uma experiência maravilhosa com um professor incrível e muito aprendizado.
Depois de ler esse texto, eu guardei ele no meu classificador, que sempre está na minha mochila, para que, sempre que eu fosse pegar algo nele, eu ver aquele texto, lembrar o que ele representa e extrair forças positivas dele. Até hoje eu deixo ele no fundo da minha pasta.

Link para ler o texto (aqui)


4. 'Negros de pele clara' de Sueli Carneiro

Mulheres que Escrevem Twitter પર: "Alô, SP: hoje, no ...Esse artigo de opinião da Sueli Carneiro foi passado para leitura pela mesma componente do texto anterior e foi outro que eu adorei também, pois ele fala de coisas que fazem parte da minha vida: ser preta e ter pele clara. Eu lembro que esse texto gerou bastante debate na aula, foi muito bom e emocionante para mim, principalmente por ser algo que eu sei como é e ser um assunto muito difundido pela internet. Então, naquele momento, foi bom falar o que eu penso sobre o assunto. Vale a pena ler e procurar outros textos da Sueli, pois ela é incrível e tem muito o que falar.
Link para ler o texto (aqui)






5. 'RACISMO E SEXISMO NA CULTURA BRASILEIRA' De Lélia Gonzalez

Black Women Radicals on Twitter: "We honor Lélia Gonzalez (1935 ...Esse artigo de cientifico da Lélia Gonzalez foi o texto que eu mais li, reli e escrevi sobre. O professor fez de tudo para extrair conhecimento e debater conosco sobre o texto. Nesse texto Lélia Gonzales fala sobre como a mulher negra é situada e identificada no discurso do mito da democracia racial sob a articulação violenta dos fenômenos de racismo e sexismo e a partir das noções de mulata, doméstica e mãe preta. Assim, é um texto que você viaja junto com ela e percebe/aprende muita coisa que acontece no nosso cotidiano e nem notamos. É um texto que expande mentes! Esse tem espaço vip no meu coração.
Link para baixar o PDF (aqui)








UFA, acabei! Foi difícil escolher os textos de tantos maravilhosos que eu guardo aqui no pc, mas eu consegui! Quero muito fazer mais postagens assim aqui. Espero que vocês tenham gostado, comentem quais vocês já leram, quais vocês querem ler ou então deixem uma indicação para eu ler. Beijão e até a próxima!

Redes Sociais



You May Also Like

0 Comentários

Olá! Fico muito agradecida de você ter chegado até aqui e espero que possa deixar um comentário legal; ficarei feliz em responde-lo. Bem-vindo e volte sempre, beijão!